A ação foi promovida pela SGC Garanti Nordeste e contou com a presença de representantes da Prefeitura de Juazeirinho, Cabaceiras, Ingá, Petrolina e Sirinhaem, da cooperativa Sicoob Centro Nordeste e entidade OCB-SESCOOP PB.

   Nos dias 07 e 08 de março a SGC Garanti Nordeste promoveu uma visita técnica na sede da RS Garanti, em Caxias do Sul (RS). O objetivo do encontro foi oportunizar uma verdadeira imersão no funcionamento da garantidora.

A abertura foi conduzida pelo vice-presidente, Jorge Lopes, e pelo diretor executivo, Marcelo de Lima. Ambos compartilharam insights sobre a fundação da garantidora e seu método de trabalho, destacando a importância de suas operações para o mercado.



   Durante à tarde, a comitiva, composta por representantes da Prefeitura de Juazeirinho, Cabaceiras, Ingá, Petrolina e Sirinhaem, da cooperativa Sicoob Centro Nordeste e entidade OCB-SESCOOP PB, mergulhou em uma jornada virtual sobre o funcionamento da RS Garanti. Pelo Sebrae Nacional falou o Coordenador do Núcleo de Fundos Garantidores, Alberto de Souza Luiz , juntamente com Augusto Martinenco, do Sebrae RS, e Gustavo Rech do Sebrae Regional, ambos apresentaram as perspectivas e experiência de parceria com a garantidora. Em seguida, contribuíram com suas visões o Secretário Adjunto de Desenvolvimento do RS, Derly Fialho, e o diretor financeiro do Badesul, Kalil Sehbe Neto. O dia culminou com as reflexões e toda a vivência do secretário de Desenvolvimento de Caxias do Sul, Elvio Giani, na implantação do CredCaxias, case nacional como programa de microcrédito assistido.



   O segundo dia foi marcado por uma visita ao berço do cooperativismo, na sede da Sicredi Pioneira, localizada em Nova Petrópolis (RS), onde os visitantes foram recebidos pelo presidente da Sicredi Pioneira, Tiago Schmidt, diretor de operações, Eduardo Spier e o gerente de ciclo de crédito, Fábio André Schmoekel. Na parte da tarde, a comitiva teve o privilégio de explorar o Memorial Amstad que foi restaurado e reaberto para visitação em maio de 2023.

"Essa visita foi troca de experiências entre a cultura do cooperativismo do Sul e do Nordeste", destaca Rosalvo Menezes, responsável pela elaboração do projeto.

O presidente da RS Garanti completa: "a iniciativa foi uma vivência no cooperativismo, mergulhando ainda mais nas raízes e valores essenciais que sustentam essa importante vertente econômica".


TOP